SOMOS UMA ECO-ESCOLA

Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), atualmente presente em 64 países, que tem como principal objetivo promover uma cidadania ativa e participativa encorajando ações e premiando o trabalho desenvolvido por cada escola em benefício do ambiente/sustentabilidade.

Nasceu em 1994 no Reino Unido, Alemanha, Grécia e Dinamarca e é implementado em Portugal desde o ano letivo 1996/97 pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Inspirado pela Cimeira do Rio (1992), foi reconhecido pela UNEP (2003) como uma metodologia adequada para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), e mais recentemente pela UNESCO,aquando do balanço da Década, como a maior rede mundial de professores e alunos a trabalhar educação para a sustentabilidade.

O seu desenvolvimento visa estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, empresas, órgãos de comunicação social, ONGAS e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente.

Fornece fundamentalmente uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas pretendem desenvolver no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade e educação para a cidadania.

Pretende-se com a implementação do Eco-Escolas, estimular nas crianças e jovens o hábito de participação nos processos de decisão e a adoção de comportamentos adequados, no seu quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

A atribuição da Bandeira Verde Eco-Escolas representa o culminar do trabalho anual e comunica claramente a existência de uma escola com trabalho de qualidade na área do ambiente, através de um símbolo mundialmente reconhecido.

Professora Elizabete Almeida

Related Posts

E a Festa de Final de Ano Foi Assim…

APEE – Sala de Apoio Aluno

APEE – Férias de Verão

Baile de Finalistas (3 junho 2017)