UAP-Petição pela criação do grupo de recrutamento de Língua Gestual Portuguesa (LGP)

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é reconhecida como terceira língua oficial de Portugal desde 1997.

Nas escolas onde estudam alunos surdos, como a nossa, é ministrado o ensino da LGP.

Esta disciplina é a língua materna 1 para os alunos surdos e, por isso, tem um programa específico homologado pelo Ministério da Educação. Apesar de ser reconhecida como língua oficial de Portugal, de existir a disciplina, de haver um programa e de os alunos serem devidamente avaliados nesta disciplina, quem ensina esta língua não é reconhecido como professor.

Os professores que lecionam esta Língua têm os mesmos deveres que os outros professores mas como não existe o grupo de recrutamento de LGP, são contratados, todos os anos, como técnicos especializados e não como professores.

A criação do grupo de recrutamento de LGP deve ser uma reivindicação de todos os cidadãos e não apenas dos professores de LGP.

TODOS os cidadãos podem e devem assinar esta Petição para acabar com esta injustiça.

ASSINA A PETIÇÃO ONLINE! DIVULGA!